Trabalho conta como parte das ações do PAIF — Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
A Prefeitura de Tanguá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, desenvolve ações contínuas voltadas ao acolhimento e orientação das gestantes do município, a partir dos Grupos de Gestantes realizados nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), como parte das ações do PAIF — Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família.
Esses grupos integram a Proteção Social Básica, que atua na prevenção de situações de risco e vulnerabilidade social, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, promovendo o acesso a direitos e o desenvolvimento da autonomia das participantes.
Os grupos se reúnem com o apoio de assistentes sociais e psicólogos, oferecendo:
- Acompanhamento social e escuta qualificada;
- Orientações sobre gestação, parto, pós-parto e cuidados com o bebê;
- Informações sobre direitos da gestante e acesso a benefícios eventuais (como auxílio-natalidade ou alimentação);
- Espaço de troca de experiências e fortalecimento dos vínculos entre gestantes.
As atividades também contam com a parceria das visitadoras do Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz, que realizam visitas domiciliares e acompanham mais de perto o desenvolvimento da gestação e o bem-estar das futuras mamães e dos bebês.
Gestantes interessadas podem procurar o CRAS mais próximo de sua residência para realizar o cadastro e participar das atividades. “Cuidar de quem gera vidas é um compromisso da gestão municipal”, concluiu a Prefeitura no texto.
São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.
