Evento reuniu autoridades e especialistas para debater a municipalização da segurança pública, fortalecendo o papel das Guardas Civis Municipais na proteção das cidades
O município de Tanguá recentemente foi palco de um dos mais importantes encontros sobre segurança pública no Estado do Rio de Janeiro. A cidade recebeu o 4º Simpósio de Guardas Civis Municipais e Segurança Pública, com o tema “Municipalização da Segurança Pública: uma Realidade”.
O evento foi realizado no Teatro Municipal Ana Maria Gac, no Centro da cidade e reuniu autoridades, especialistas e profissionais de todo o estado.

A programação contou com palestras de nomes de destaque na área, como o Secretário Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil de Tanguá, major Fabiano Gomes da Costa, o delegado da Polícia Federal, Dr. Marcelo Daemon, o comandante da Guarda Civil Municipal de Tanguá, Weslei Lopes, além de representantes de destaque das Guardas Civis Municipais de Macaé e Maricá, João Henrique Ribeiro, Diego Rodrigues Oliveira e Ricardo V. Batista, respectivamente.
A pauta da municipalização da segurança pública tem se tornado cada vez mais relevante no Brasil. Discussões recentes na Câmara dos Deputados, como a PEC 57/2023, apontam para a possibilidade de transformação das Guardas Municipais em polícias municipais, atribuindo a elas um papel mais efetivo e estratégico na prevenção da criminalidade e na promoção da ordem pública.
A presença crescente dessas instituições na linha de frente da segurança cotidiana exige capacitação, investimento e valorização, temas que estiveram no centro do debate em Tanguá.
Para o prefeito Rodrigo Medeiros, o simpósio é um marco para o município:
“Receber este evento em Tanguá é motivo de orgulho e reafirma nosso compromisso com uma segurança pública moderna, integrada e próxima do cidadão. As Guardas Municipais são protagonistas de um novo modelo de proteção social, e queremos que Tanguá esteja na vanguarda dessa transformação”, disse o prefeito.
O comandante da Guarda Civil Municipal, Wesley Lopes, destacou a importância da troca de experiências promovida pelo encontro:
“O simpósio foi uma oportunidade única de fortalecimento institucional. Reunir especialistas e representantes de diferentes municípios nos permite construir soluções conjuntas e refletir sobre o nosso papel na promoção da paz e na defesa da sociedade”, afirmou o comandante.
O evento, gratuito, foi voltado a profissionais da segurança, autoridades públicas, estudantes e interessados na temática. “Com este simpósio, Tanguá consolida-se como um centro de debate qualificado e de articulação para o avanço da segurança pública municipalizada no Brasil”, disse a Prefeitura no texto.
São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.
