Morre Nana Caymmi, uma das maiores vozes da música popular brasileira

Morre Nana Caymmi, uma das maiores vozes da música popular brasileira

Segundo a unidade, a artista faleceu em decorrência da disfunção de múltiplos órgãos. Cantor Otávio Almeida fez homenagem emocionante

A cantora Nana Caymmi morreu, nesta quinta-feira (1/5), aos 84 anos. Ela estava internada na Clínica São José, em Botafogo, Zona Sul do Rio, havia nove meses. A morte foi confirmada pela Casa de Saúde São José no início da noite.

Durante o período em que esteve internada, Nana sofreu uma “overdose de opioides”, segundo o jornal O Globo. Ela também passou por cateterismo e traqueostomia após quadro de arritmia cardíaca. Danilo Caymmi, irmão da cantora, confirmou a morte nas redes sociais.

Nana estava internada desde 26 de agosto, quando retornou à unidade de saúde horas após receber alta. À época, o hospital informou que ela precisaria fazer ajustes no marcapasso. Dias antes, a artista foi hospitalizada por dores no tórax. Na ocasião, ela passou por um cateterismo cardíaco, que não apresentou obstrução.

No dia 26 de julho, a cantora já havia dado entrada no mesmo hospital com um quadro de arritmia cardíaca. Dias depois da internação, ela passou por um implante de marcapasso.

Em 2015, a artista ficou nove dias internada para tratar uma úlcera no estômago. À época, Nana foi submetida a uma cirurgia gástrica por videolaparoscopia. O procedimento foi bem-sucedido e logo ela recebeu alta.

Nana Caymmi será velada nesta sexta (2) no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, das 8h30 às 12h, e o sepultamento será no Cemitério São João Batista, em Botafogo, às 14h.

Nana Caymmi nasceu em abril de 1941. Filha do compositor Dorival Caymmi e da cantora Stella Maris, ela seguiu os passos da família e construiu uma das carreiras mais bem-sucedidas da música popular brasileira.

Primeiro trabalho foi em 1960, quando gravou “Acalanto”, para um LP do pai. A música foi composta por Dori para ser uma canção de ninar à filha. No mesmo ano, ela assinou com a TV Tupi e passou a se apresentar no programa “Sucessos Musicais”. A artista também se apresentou ao lado do irmão Dori no programa “A Canção de Nana”.

HOMENAGEM – Nas redes sociais o cantor Otávio Almeida fez uma homenagem a artista (Veja vídeo abaixo):

“Com tristeza, nos despedimos de uma das maiores vozes da música brasileira. Nana Caymmi, com sua interpretação única e emocionante, marcou gerações e deixa um legado inesquecível. Sua partida silencia uma voz, mas eterniza uma alma na história da nossa música”, disse Otávio na postagem.

NOTA DE PESAR – O governador do Rio Cláudio Castro disse que o Brasil perdeu uma grande artista. “O Rio de Janeiro perde uma filha ilustre. A música, uma voz que atravessou gerações. Nana Caymmi nos deixa, mas permanece viva em sua arte — intensa, elegante, verdadeira. Filha de uma família que construiu a história da nossa música, ela trilhou seu próprio caminho com personalidade e talento raro. Seu canto continuará ecoando com a emoção que sempre nos tocou. Meus sentimentos aos familiares, amigos e admiradores dessa artista que tanto honrou a cultura brasileira”, disse no texto o governador.

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *