Escritora Roseana Murray usa prótese biônica pela primeira vez após perder braço direito em ataque de pitbulls

Escritora Roseana Murray usa prótese biônica pela primeira vez após perder braço direito em ataque de pitbulls

Prótese ficou pronta nesta sexta-feira (24) e será usada pela poetisa durante uma hora por dia no período de adaptação: ‘É muito difícil, é um longo aprendizado’

A escritora e poetisa Roseana Murray, de 73 anos, começou a usar uma prótese biônica nesta sexta-feira (24) após perder o braço direito em um ataque de três pitbulls em abril do ano passado em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio.

Os cachorros pitbulls que atacaram escritora em Saquarema — Foto: Reprodução

A escritora explicou que agora começa um período de adaptação, que é muito difícil e exige paciência.

“Sinto que é um longo aprendizado, que a prótese vai me servir demais e que eu tenho que ter paciência, muita paciência e resiliência. Porque não é algo fácil a adaptação. Começou hoje!”, explicou Roseana.

A ajuda chegou nove meses após o ataque. Foi a Justiça do Rio que determinou que a Prefeitura e o governo fornecessem a prótese.

A prótese biônica de ombro e mão pode devolver à escritora movimentos fundamentais para o seu dia e é a mais indicada por especialistas. O equipamento, na época da decisão da Justiça, estava avaliado em R$ 894 mil.

“É muito cara mesmo uma prótese dessas. Estou feliz, num estado alterado de alegria. Mas não vou falar que vai ser fácil não. Vai ser muito difícil essa adaptação!”, contou.

Sobre o ataque

No dia 5 de abril, a artista caminhava na orla da praia de Saquarema, onde mora, quando virou alvo dos cães, que a deixaram em estado de saúde gravíssimo.

Na ocasião, três pessoas prestaram depoimento e uma delas foi presa.

A alta hospitalar ocorreu depois de ficar internada por 13 dias. Ela chegou a escrever um poema enquanto esteve internada no CTI. Ao chegar em casa, Roseana usou a mão esquerda para autografar a obras “Jardins” para presentear dois jornalistas. Com o livro “Jardins”, ela ganhou o “Prêmio Academia Brasileira de Letras”, em 2002.

Em novembro do ano passado, a escritora perdeu o marido, o escritor espanhol Juan Arias, que tinha 92 anos.

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *