Câmara de Rio Bonito aprova a criação de novas secretarias e amplia estrutura administrativa

Câmara de Rio Bonito aprova a criação de novas secretarias e amplia estrutura administrativa

Com o objetivo de potencializar o desenvolvimento, a vocação natural do município e melhorar a articulação entre a administração municipal e a sociedade, a Prefeitura de Rio Bonito implementou mudanças em sua estrutura organizacional.

O prefeito Marcos Abrahão ampliou a estrutura administrativa e criou três novas secretarias municipais (Transporte, Inclusão Social e Licitação, Compra e Contrato), além de criar as secretarias de Agricultura e Turismo, que forma desmembradas das secretarias municipais de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e Cultura e Turismo, respectivamente.

As mudanças, aprovadas pela Câmara Municipal e publicadas no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira (13), buscam otimizar a gestão pública e ampliar o atendimento à população.

Agricultura – A área de agricultura, que era coordenada pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, foi desmembrada e transformada em pasta. Dessa forma, a nova Secretaria de Agricultura dará maior protagonismo aos agricultores locais, implementando políticas públicas direcionadas ao atendimento do setor. A decisão estratégica leva em consideração ainda o fato de grande parte do território do município ser formado por área rural, que favorece a agricultura familiar.

Turismo – A Secretaria de Turismo visa potencializar ainda mais o desenvolvimento turístico como um dos pilares econômicos de Rio Bonito, que já tem vocação natural para o turismo rural. A nova estrutura foi desmembrada da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Transporte – Com a criação da Secretaria Municipal de Transporte (SEMTRAM) a administração municipal vai ampliar a atuação na gestão nas políticas relacionadas ao transporte público que impactam o município, regularizando tarifas e fiscalizando as diferentes categorias de serviço, como táxi, moto-táxi, escolares, entre outros, assegurando a qualidade no atendimento aos passageiros.

Licitação – Com a criação da secretaria de Licitação, Compra e Contrato, a administração municipal centraliza a realização dos processos licitatórios, além de instituir a Central de Planejamento e Compras (CPC), que será responsável pela elaboração do plano de contratação anual, com o objetivo de racionalizar as contas públicas entre os diferentes órgãos e economizar recursos.

Inclusão Social – A secretaria de Inclusão Social tem, entre outras finalidades, a de formular a política municipal de inclusão social dos portadores de necessidades especiais. As ações da nova secretaria vão se pautar na erradicação das barreiras sociais criadas pelo racismo, desigualdades de gênero, hiatos de classe e deficiência física e mental.

𝑺𝒂̃𝒐 𝑮𝒐𝒏𝒄̧𝒂𝒍𝒐 𝒗𝒂𝒊 𝒎𝒖𝒅𝒂𝒓: 𝑵𝒐𝒕𝒊́𝒄𝒊𝒂𝒔 𝒅𝒆 𝑺𝒂̃𝒐 𝑮𝒐𝒏𝒄̧𝒂𝒍𝒐 𝒆 𝒕𝒐𝒅𝒂 𝒓𝒆𝒈𝒊𝒂̃𝒐.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *