“O investimento na saúde pública é, sem dúvida, um investimento no futuro da nossa população”, destacou o secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna
A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, iniciou, na quarta-feira (08/01), a entrega dos cartões do auxílio alimentação no município. Neste primeiro momento, 64 pessoas em tratamento da tuberculose serão contempladas.
A ação aconteceu no polo do Programa de Controle da Tuberculose (PCT), no Centro, e faz parte da implementação da Proteção Social, uma estratégia para promover a adesão ao tratamento da tuberculose, enfrentando também os determinantes sociais que impactam na saúde dos pacientes.
Os cartões foram entregues pessoalmente pelo secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna, que ressaltou a importância dessa iniciativa para o sucesso do tratamento.
“Esta ação é fundamental para o sucesso do tratamento da tuberculose. Ao garantir um incentivo alimentar, estamos não apenas melhorando a qualidade de vida dos pacientes, mas também promovendo a continuidade do tratamento, essencial para a cura da doença”, disse o secretário.
“Vale destacar que os cartões que não foram entregues nesta quarta-feira poderão ser retirados pelos pacientes no próprio Programa de Controle da Tuberculose (PCT), diariamente, sempre que passarem pelo atendimento do serviço social do Programa”, completou Mataruna.
Ele disse que essa ação integra o Projeto de Fortalecimento das Ações de Controle e Eliminação da Tuberculose através da Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro com objetivo de implementar a segurança alimentar das pessoas em tratamento da tuberculose.
Desde o início do projeto, em fevereiro de 2023, mais de 300 cartões já foram entregues à população diagnosticada com tuberculose, representando um investimento superior a 300 mil reais. Em 2023, o repasse foi realizado com recursos do estado. Em 2024 o município garantiu o cartão alimentação com recursos próprios. Este ano o cartão está sendo diretamente fornecido pelo governo estadual a todas as pessoas diagnosticadas e notificadas com Tuberculose.
A técnica de enfermagem, Caroline Frazão, de 31 anos, que está em tratamento contra a tuberculose, destacou a importância do auxílio na adesão ao tratamento.
“Esse cartão tem sido essencial para o nosso tratamento. Ele nos dá a liberdade de escolher os alimentos que precisamos, o que ajuda a manter nossa saúde em equilíbrio. Quero incentivar todas as pessoas que estão passando pelo mesmo a não desistirem. O tratamento é longo, mas a cura é possível. Agradeço à Secretaria Municipal de Saúde e a todos que estão nos ajudando nessa luta para vencer a doença”, disse Caroline.
O valor de R$ 250 continua sendo destinado a cada paciente diagnosticado com tuberculose durante o período de tratamento, com o intuito de apoiar na compra de alimentos. O cartão é nominal e destinado exclusivamente ao paciente em tratamento. Atualmente, o município acompanha 74 pacientes que estão em tratamento da tuberculose e conforme os pacientes forem iniciando o tratamento o estado fará a liberação dos cartões.
“Vale reforçar que a tuberculose tem cura, e o tratamento completo tem duração de seis meses. A adesão ao tratamento é essencial para garantir a cura e prevenir o contágio da doença”, disse o poder público na nota.
#sgvaimudar