Novembro Azul tem ação no Restaurante do Povo

Novembro Azul tem ação no Restaurante do Povo

Usuários recebem orientações sobre câncer de próstata   

Usuários do Restaurante do Povo, em Alcântara, tiveram uma recepção diferente nesta terça-feira (12). As secretarias de Saúde e de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo realizaram ação educativa sobre a Campanha Novembro Azul para a população. Houve palestras de orientação e serviços de corte de cabelo e encaminhamento para a retirada de documentos. 

A equipe do Programa Integral da Saúde do Homem da Secretaria de Saúde falou sobre a importância do autocuidado e da prevenção em saúde. “Orientamos os homens sobre a importância de procurar a unidade básica de saúde mais próxima para agendar consulta médica. A prevenção é o melhor remédio para todas as doenças”, disse a coordenadora do Programa Integral da Saúde do Homem, Maria Neto.

O Programa Municipal de Saúde da População Negra também marcou presença na ação, já que os homens negros têm maior incidência de câncer de próstata. “A raça é considerada fator de risco para o câncer de próstata. Por isso, sempre lembramos sobre isso nas palestras. Por ser negro, o homem com mais de 45 anos deve procurar o médico para fazer exame anualmente”, disse a coordenadora do programa, Belmira Félix de Oliveira Rodrigues.   

A Campanha Novembro Azul tem o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que pode ser detectado através de alteração em um tipo de exame de sangue chamado de PSA (sigla em inglês de Prostate-Specific Antigens, que significa Antígeno Prostático Específico). 

Homens a partir dos 45 anos com fatores de risco (histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio; raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer e obesidade) ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao médico, uma vez ao ano, para realizar avaliação. 

O câncer de mama masculino é mais raro e representa menos de 1% de todos os cânceres em homens. Os fatores de risco incluem idade avançada, histórico familiar, mutações genéticas, uso de anabolizantes, obesidade e alcoolismo. 

“Os homens também devem perceber as mudanças no corpo e procurar ajuda para o diagnóstico precoce. O câncer de próstata costuma ser assintomático e, mesmo sem qualquer mudança, os homens com mais de 45 anos com fatores de risco e com mais de 50 sem os fatores devem procurar o médico anualmente para a realização do exame de psa. Caso haja a suspeita do câncer de próstata, o paciente é orientado a procurar o urologista”, orientou a secretária de Saúde de São Gonçalo, Bianca Serour. 

São Gonçalo Vai Mudar. O Maior Portal da Cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *