Nova clínica da Lagoinha irá realizar exames de imagens

Nova clínica da Lagoinha irá realizar exames de imagens

Unidade está em fase final de obras   

Mais uma ótima novidade para os moradores e para quem espera a finalização das obras da nova Clínica Municipal Gonçalense de Lagoinha. A unidade – além de oferecer os serviços da rede da Atenção Básica – também contará com exames de tomografia e mamografia.

Uma mudança no projeto original foi realizada para atender às necessidades da população mais perto de casa. 

A obra da área interna da unidade está praticamente pronta, faltando apenas algumas instalações e acabamentos. E a área externa continua recebendo as obras de estrutura, inclusive com a confecção das calçadas. Após a finalização da construção, a unidade deve receber os equipamentos, incluindo o tomógrafo e mamógrafo – e mobiliário para ser entregue à população.   

A clínica começou a ser construída, em outubro do ano passado, na Estrada do Pacheco, ao lado do Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR). Com melhor acesso, a unidade terá as equipes ampliadas para atender os moradores. Atualmente, a USF Lagoinha, que funciona em outro endereço no bairro, atende 4 mil usuários com uma equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF). 

“Quando o novo espaço estiver pronto, ele terá capacidade para atender 16 mil pacientes com quatro equipes de ESFs e ainda fazer exames laboratoriais de sangue, urina e fezes. A USF Lagoinha foi transformada em uma grande clínica para comportar a população numerosa daquela região com mais serviços perto de casa”, explicou a secretária de Saúde de São Gonçalo, Dra. Bianca Serour.  

Além dos médicos generalistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde das equipes das ESFs, a unidade terá o eMulti – equipe multiprofissional composta por nutricionista, fisioterapeuta, educador físico, assistente social, psicólogo e fonoaudiólogo. Dentistas e equipes dos programas da Atenção Básica, de apoio e administrativas também estarão disponíveis.

A clínica terá recepção ampla com duas salas de espera, sala multiuso, consultórios multifuncionais, odontológico com escovódromo e ginecológicos, salas de curativo, procedimentos, utilidades, acolhimento, imunização, coleta laboratorial, estoque, inalação, esterilização, administração, direção, refeitório, farmácia, almoxarifado e área livre de convivência. 

Assim como todas as demais obras realizadas pela Secretaria de Saúde, a Clínica Municipal Gonçalense da Lagoinha terá ambientes humanizados, climatizados e padronizados. Ela receberá adequações gerais e de acessibilidade (rampa, piso tátil, barras, banheiros adaptados para pessoas com deficiência e com campainha de alerta) – tudo conforme as normas da Anvisa: a RDC 50, que diz respeito aos ambientes e a NBR 9050, sobre acessibilidade. 

Fotos: Julio Diniz

São Gonçalo Vai Mudar. O Maior Portal da Cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *