Para marcar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado neste sábado, (21/9), seis unidades de saúde do Estado promoveram palestras junto aos seus colaboradores, pacientes e acompanhantes. Nas rodas de conversas, o tema discutido foi a elaboração de Políticas Públicas de Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiências.
Somente neste ano, os Hospitais Estaduais Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo; João Batista Cáffaro, em Itaboraí; Roberto Chabo, em Araruama; Zilda Arns, em Volta Redonda; o Instituto Estadual do Cérebro, no Rio; e a UPA Colubandê, também em São Gonçalo, contrataram, através de processo seletivo, 137 profissionais PCDs. As unidades são administradas pelo Ideas em parceria com o Governo do Estado.
Com síndrome de Down, Gabriel Santana Barros, de 26 anos, está entre os novos colaboradores do Hospital Estadual Alberto Torres. Bastante comunicativo, ele trabalha na recepção do departamento de Recursos Humanos da unidade e garante estar muito feliz com o emprego.
— Ficava em casa embaixo da saia da minha mãe. Agora estou mais independente. Conheci muita gente nova, que eu amo. E hoje tenho o meu salário, que gasto com as minhas necessidades. Trabalhar é muito bom e estou muito feliz – comemorou Gabrielzinho, como é carinhosamente chamado no hospital.
A coordenadora de RH do Heat, Maria Cristina Lopes, garante que os contratados desempenham as suas funções com responsabilidade, desenvoltura e carisma. Ela destaca que eles estão hoje nos setores de farmácia, Centros de Trauma e Imagens, almoxarifado, emergência e clínica médica. “Abraçar as diferenças é mais que incluir. Este é o nosso lema e vamos avançar com muito mais processos seletivos para PCDs em nossas unidades”.
São Gonçalo Vai Mudar. O Maior Portal da Cidade.