A equipe técnica de refrigeração de seis unidades hospitalares do Estado intensificou a limpeza, higienização e manutenção dos dutos e dos aparelhos de ar condicionado instalados em todos os setores administrativos, assistenciais, clínicos e de CTI.
O objetivo é manter as boas condições dos equipamentos atendendo a legislação em vigor, NBR 7256, além de manter a qualidade do ar dos ambientes, conforto térmico para os pacientes e profissionais da saúde, e evitar possíveis transtornos na estação do verão.
Estão recebendo manutenção e higienização as redes de refrigeração central e comerciais dos Hospitais Estaduais Alberto Torres (HEAT), em São Gonçalo; Roberto Chabo, em Araruama; Zilda Arns, em Volta Redonda; e João Batista Cáffaro, em Itaboraí; além do Instituto Estadual do Cérebro, no Rio, e a UPA Colubandê, em São Gonçalo.
De acordo com os técnicos de refrigeração, a função do ar-condicionado em hospitais vai muito além de manter e regular a temperatura ambiente. A necessidade do equipamento é para evitar a proliferação de bactérias no ar e a infecção hospitalar. E, para isso, os aparelhos devem ser higienizados periodicamente.
Os profissionais destacam que a melhor época do ano para fazer esta manutenção é no período do inverno e primavera.
“A manutenção preventiva regular garante melhor qualidade do ar. Então, aproveitamos as estações com temperaturas amenas para fazer a retirada dos aparelhos para lavagem, higienização e recarga de gás.”, explicou o engenheiro mecânico Marco Antônio Araújo, responsável técnico do Sistema de Climatização das Unidades, administradas pelo Ideas em parceria com o Governo do Estado.
Além dos serviços de higienização e manutenção, a rede de refrigeração dos Hospitais Alberto Torres e Zilda Arns ganhou modernos equipamentos. Já o Hospital Roberto Chabo foi totalmente climatizado após 20 anos de fundação. Funcionários, pacientes e acompanhantes elogiam os protocolos de segurança e manutenção das unidades.
“Tudo muito organizado. Nem parece hospital público”, garantiu João Carlos de Souza, de 42 anos, que estava com o filho Rodrigo em uma revisão médica no Hospital Roberto Chabo, em Araruama. O rapaz sofreu acidente de moto no mês passado e ficou internado na unidade após passar por cirurgia.
São Gonçalo Vai Mudar. O Maior Portal da Cidade.