Os prefeitáveis de São Gonçalo, Viviane Carvalho (PMN), Jaqueline Pedroza (Novo), Reginaldo Afonso (PSTU), Professor Josemar (Psol), Dimas Gadelha (PT) e Capitão Nelson (PL) realizaram diversas atividades de campanha, perto de acontecer o 1º turno.
A candidata do PMN, Viviane Carvalho, esteve fazendo corpo a corpo nesta terça-feira (17), no bairro do Patronato. Na ocasião, ela falou do seu projeto: Meu Pet Saudável, que promete transformar a vida dos animais e de suas famílias.
“Vamos criar grupos de apoio e acolhimento para pets cujos tutores não têm condições de oferecer os cuidados necessários. Além disso, nossas ações de adoção e castração serão fundamentais para reduzir o abandono e garantir um lar seguro para cada um desses animaizinhos”, disse a candidata do PMN.
A caminhada no Mutuá de Viviane foi cheia de energia e união. Durante entrevista para um Po Cast, Viviane Carvalho expressou sua descrença nas pesquisas eleitorais. Ela afirmou que, em três eleições nas quais participou, os resultados sempre divergiram das previsões.
“Questiono a precisão dos levantamentos e observo que, em uma cidade com 600 mil eleitores, entrevistar apenas 800 pessoas não faz sentido matematicamente”, afirmou Viviane.
Apesar do imbróglio na Justiça eleitoral, que negou o registro da candidatura de Jaqueline Pedroza, ela segue com a sua agenda. Na tarde desta terça-feira (17), ela participou de uma entrevista em um periódico niteroiense. Em suas redes sociais ela falou sobre a oportunidade.
“A convite de A Tribuna participei de uma entrevista muito produtiva, onde falamos sobre a realidade do dia a dias dos gonçalenses, sobre propostas e sobre a visão do partido Novo”, disse Pedroza.
Segundo ela, para se construirmos um futuro produtivo, próspero e seguro, é preciso cuidar do hoje, do agora. “Gratidão primeiramente a Deus por todos os benefícios que me tem feito. Parabenizo e agradeço toda equipe do jornal por todo profissionalismo e gentileza prestados a mim e a minha equipe”, afirmou a candidata do Novo.
Segundo o Juiz da 135ª Zona Eleitoral, a sigla decidira inicialmente que não lançaria nenhum candidato e depois em 12 de agosto, após o prazo legal fez outra convenção lançando chapa com candidata e vice.
No recurso ao TRE o novo argumentou que havia o prazo até 15 de agosto para registro das candidaturas e a uma jurisprudência do TSE que permite a escolha de candidatos neste período. Então o relator do processo o desembargador Fernando Marques de Campos Cabral Filho deferiu o recurso.
O candidato à prefeitura de São Gonçalo do PSTU, Reginaldo Afonso, de 27 anos, que trabalha na Amendoeira e mora em Santa Isabel, fez uma postagem como militante do movimento negro e sindical e disse que não se conforma como a classe trabalhadora é maltratada pelos governos dos ricos no sistema capitalista.
“Não aceito a desvalorização dos salários, a carestia, a política de privatização dos Correios, da água, da luz, que piorou os serviços e aumentou o valor das contas, a privatização e precariedade da educação e da saúde, o desemprego, o péssimo transporte público na cidade”, escreveu na postagem.
Ele disse que tudo isso é responsabilidade de todos os governos anteriores, inclusive o atual governo de Nelson Ruas. “São Gonçalo é uma cidade majoritariamente negra (57%, IBGE) e tem sido a cidade da precariedade, com trabalhadores camelôs e de aplicativos com jornadas de mais 15 horas diárias sem folga ou vários direitos”, disse Reginaldo.
O candidato do PSTU disse que sua candidatura se põe a serviço dos trabalhadores, dos setores oprimidos, do povo pobre e preto das periferias, fazendo oposição de esquerda aos governos de Nelson Ruas, Cláudio Castro e Lula.
“Me candidatei para dialogar sobre os principais problemas que afligem o povo pobre gonçalense, priorizando atender suas principais necessidades, com a proposta dos trabalhadores governar em apoiados em conselhos populares”, afirmou Reginaldo.
Ele, nesta quarta-feira (18), às 9h, fez panfletagem e caminhada no bairro de Neves e às 11h, gravou vídeo para campanha eleitoral.
Nesta quinta-feira (19), às 10h, Reginaldo, faz panfletagem e caminhada no bairro do Arsenal. Já às 15h, participa de reunião com correligionários e apoiadores em Alcântara. Na próxima sexta (20), às 6h30, ele caminhada no bairro de Nova Cidade e às 12h, faz panfletagem na praça do Rodo, no Centro da cidade.
O candidato do Psol, Professor Josemar, nesta terça-feira (17) teve um e encontro com a juventude de São Gonçalo e com presença da deputada Dani Monteiro. Segundo Josemar, o encontro foi muito inspirador.
“Juntos, discutimos as ideias e soluções para um futuro melhor para nossa cidade. A voz dos jovens é fundamental para construirmos uma São Gonçalo mais inclusiva e inovadora”, afirmou o psolista.
Na ocasião, ele falou com será sua reforma administrativa. “Chega de velhas práticas políticas. Em vez dos velhos esquemas, os cargos de secretários serão escolhidos diretamente pela população em uma conferência aberta.
Professor Josemar realizou uma carreata, saindo da Praça da Covanca e seguindo até a feira de Alcântara e caminhou também por Vila Laje. “Conversamos com a comunidade sobre a importância de valorizar nossos trabalhadores locais e recebemos apoio por onde passamos”, afirmou Josemar.
O candidato do PT à Prefeitura de São Gonçalo, Dimas Gadelha, teve em sua caminhada no Alcântara o apoio do eterno presidente e deputado Federal, Eduardo Bandeira de Mello.
“Alô Nação Rubro Negra estou aqui em São Gonçalo para declarar o meu apoio a candidatura de Dimas Gadelha 13. Assim, vamos colocar São Gonçalo em ‘Outro Patamar'”, disse Bandeira de Mello.
Nos encontros com os jovens Dimas andou explicando como vai funcionar o Projeto Bolsa Universitária. “Será um ganho para nossa população Assim como em Maricá, a prefeitura custeará bolsas em universidades para os jovens Gonçalenses. São Gonçalo merece muito mais oportunidades para os nossos jovens”, afirmou o candidato petista.
Para outro jovem eleitor Dimas falou da felicidade em poder compartilhar os seus projetos. “O nosso plano de governo foi elaborado pelo povo gonçalense, um programa de governo participativo, feito por você e para você. Nos próximos dias vamos explicando no espaço da TV e aqui nas nossas redes para contar para vocês tudo que pretendemos fazer por São Gonçalo”, afirmou o candidato do PT.
Nesta terça-feira (17), Capitão Nelson (PL) seguiu a sua agenda de compromissos de governo e durante a noite participa de reuniões com candidatos a vereador. Nem mesmo a chuva que chegou junto com a frente fria na cidade de São Gonçalo foi suficiente para afastar os eleitores das grandes reuniões que contaram com a presença de Capitão Nelson na noite da última segunda-feira (16).
Os encontros foram realizados por candidatos a vereador nos bairros Estrela do Norte, Centro e Bandeirantes. O candidato à reeleição como prefeito de São Gonçalo foi acompanhado do deputado estadual Douglas Ruas nas reuniões e relembrou o início da caminhada política após anos trabalhando pela cidade como policial militar.
“Em 2004 me candidatei a vereador e tive quatro mandatos, sempre trabalhando em favor das pessoas de bem, com respeito ao cidadão e, acima de tudo, com honestidade. A gente mostrou que quando a gente quer, a gente consegue fazer”, disse Capitão Nelson.
O reconhecimento da população em relação às entregas realizadas por Capitão Nelson foi pontuado nas reuniões.
“Nós não tínhamos problemas em uma única área; nós encontramos uma terra arrasada. Educação, saúde, infraestrutura. Todas essas áreas precisavam de atenção. Passados três anos e oito meses, a gente anda de cabeça erguida pelas ruas da cidade e recebe o reconhecimento da nossa população, que entende que São Gonçalo vem avançando muito nas diversas áreas”, disse o deputado estadual Douglas Ruas, que também falou sobre os investimentos que foram realizados na gestão do atual prefeito Capitão Nelson.
Durante a noite desta terça-feira (17), Capitão Nelson participou de reuniões junto a apoiadores e eleitores.
São Gonçalo Vai Mudar. O Maior Portal da Cidade.